segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Viagem a Londres

Desde que tenho uns 12, 13 anos, tinha um desejo enorme de ir pra Inglaterra...eu era fascinada pela história, pela cultura, pelas ótimas bandas provenientes da terra da Rainha. Desta vez neste ano, resolvi realizar esse desejo, após uma tentativa de ir pra Irlanda e pra Escócia, que não deu muito certo...Me juntei a Helen ( que ia pra Irlanda comigo) e a Miriam ( que nutria um desejo ainda maior de ir pra Londres) e lá fomos nós!

Ansiedade de um lado, expectativa de outro, chegamos no aeroporto de Guarulhos, algumas pessoas lá estavam com máscaras pra se protegerem da gripe suína, mas era em número menor do que eu imaginava... pegamos o voo da TAM, que aliás foi muito bom. Fomos batendo papinho, dando risada, fazendo planos, tentando assistir filme e tentando durmir, essa última opção foi com certa dificuldade.

O clássico momento tenso na imigração

Já tinha ouvido falar de várias histórias meio absurdas sobre a tal entrevista de imigração britânica, o que me deixou bem apreensiva, aliás! Conhecidos por serem chatos, exigentes e fazerem um monte de perguntas, pudemos sentir na pele a tensão, rs! Uma agente nos chamou e fez um monte de pergunta: " primeira vez na Inglaterra?", "são amigas?", " o que fazem no Brasil?", "quantos dias vão passar aqui e aonde vão ficar?", " conhecem alguém aqui?"....até ai tudo bem! mas a mulher inventou de fazer perguntas bizarras:

"o que vão visitar aqui em Londres?"
eu respondi: " ahh, visitar os lugares famosos...Big Ben, British Museum, e assim por diante"
ela disse: " British Museum?! mas...peraí, pra que?! "
" pra ver as obras de arte que tem lá..."
(fazendo carão): " ninguém vem pra Londres só pra visitar o British Museum....vc sabe que tipo de obras tem lá? me diga" ( wtf ?! como assim ninguém vai pra lá pra ver o British Museum? haha, deu vontade de dizer pra ela que Londres é um lugar bem turístico e este é um lugar bem turístico também, oras!)
de alguma forma conseguimos escapar nesta primeira parte, mas eis que a muié ataca novamente, dessa vez um pouco mais descontraída:
"vcs são amigas...mas por que tem o mesmo sobrenome?!" ( eu e a Miriam temos o mesmo sobrenome rs)
" é um sobrenome bem popular no Brasil" ( fazemos parte da grande família Silva mesmo!)

ela deu uma olhada, e uma risadinha de lado, e carimbou nosso passaporte, eu dei um sorriso pra tentar aliviar, mas sinceramente saí dali com as pernas bambas!

Chegando no centro da cidade

Lá em Heathrow, fomos comprar o bilhete de transporte Oyster, o rapaz da bilheteria era simplesmente a cara do Sayid, do seriado Lost! pegamos o famoso underground, ou tube, o metrô londrino....Fizemos amizade com um cara jamaicano que tinha vindo no nosso voo, nos deu umas dicas, nos contou histórias interessantes. Uma hora depois chegamos e fomos até o hotel, largamos tudo e já fomos sair! A primeira impressão que tivemos foi de uma cidade bem organizada, com seus famosos ônibus vermelhos de dois andares, cabines de telefones vermelhas, casinhas vitorianas todas iguaizinhas e enfeitadas...um charme! é só por o pé pra atravessar a rua que os carros param pra vc passar, incrível.




foto tirada por dois senhores ingleses super simpáticos que vieram falar com a gente

Fomos andar por aí, passamos por um parque, que tinha esquilos muito bonitinhos, fomos no supermercado comprar comida, passamos perto do British Museum, o causador da discórdia rs, passamos por vários pubs, todos muito charmosos, o sol foi se pôr depois das 9 da noite, ficamos andando pra vários lugares e depois voltamos...o cadeado da minha mala tinha quebrado por dentro e não abria ( isso que dá comprar coisas made in China! era novo o troço!) e tive que pedir ajuda pro carinha fofinho da recepção, o Piotr, isso até que não foi ruim!

No outro dia

Tomamos café da manhã e fomos rumo ao museu de cera da Madame Tussaud, passamos perto da casa onde morava o escritor Charles Dickens, escritor de obras como Oliver Twist, David Copperfield...adorei! chegamos no museu mas tava extremamente lotado, lotado mesmo, aí fomos andar na Baker Street, a famosa rua do Sherlock Holmes, a própria estação de metrô tem sua estátua, e figuras dele estampadas pela parede. Resolvemos andar até a Abbey Road, a rua do álbum dos Beatles. Ao chegarmos lá nos surpreendemos com o tanto de turista ali, tentando atravessar a rua estilo os Beatles pra tirar foto, a rua é bem movimentada, os carros e os ônibus tem que parar toda hora por causa disso! é bem engraçado ver todo mundo ali atravessando, e é óbvio que fomos lá tirar foto também!

um monte de gente atravessando a Abbey Road pra fazer foto estilo o álbum dos Beatles

O estúdio da Abbey Road é todo pichado com declarações de fãs dos Beatles. Voltamos e de noite fomos passear na Trafalgar Square, tinhamos parado na rua com cara de perdidas olhando o mapinha e uma inglesa bem simpática e educada veio nos perguntar se ela poderia ajudar em algo, aí ela nos indicou o melhor caminho. Pegamos a Charing Cross Rd, uma rua bonita e animada, cheia de livrarias, passamos perto inclusive de onde era a livraria da história do filme "Nunca Te Vi, Sempre Te Amei", com Anthony Hopkins e Anne Bancroft (hoje a livraria não existe mais), sobre a história verídica de uma americana que comprava livros e trocava correspondência com o dono da livraria localizada nesta rua, formando uma amizade que durou por 20 anos. O filme é bem bonito!

A Trafalgar Square e os arredores é bem bonita, e cheia de gente...em frente fica o belo National Gallery. Seguimos até chegar no Big Ben e na London Eye, na minha opinião esse foi o grande momento do dia! e tava lotado de gente na rua tirando fotos de ambos. Ficamos um tempinho por ali, entramos num pub, pegamos o metrô de volta e fomos descansar.

(continua)

Um comentário: