segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Viagem a Londres, parte 2

Logo de manhã acontece um fato inusitado e divertido...em frente ao hotel que nos hospedamos tinha um escritório, e ao passarmos distraidamente pela janela vimos que estávamos sendo observadas por umas 3 pessoas, uma moça e dois rapazes, que começaram a nos dar tchauzinho. Resolvemos acenar também e tentar fazer umas mímicas, e aí eles foram e escreveram numa folha de papel sulfite "HELLO"...rachamos o bico com a situação, e nos despedimos deles...logo depois chegou a chefe do pessoal e eles tiveram que voltar ao serviço!

Seguimos rumo ao Palácio de Buckingham, pra ver a famosa troca de guarda. Pegamos o double decker bus, o ônibus vermelho de dois andares, que eu particularmente achei mais divertido do que o metrô, pois dá pra ver as ruas, as pessoas e as paisagens. Descemos, e fomos andando pelo St. James Park, que é lindo, cheio de plátanos, corvos e esquilos. Fomos seguindo o fluxo grande de pessoas que estavam indo pro Palácio também, e chegamos lá....Tinha uma multidão enorme de turistas de todas as nacionalidades: brasileiros, alemães, suecos, italianos. Conseguimos ficar um pouco perto da grade até começar a cerimônia. Bom, é uma cerimônia interessante e, digamos, peculiar! Os guardinhas tocam músicas, andam de um lado para o outro, tudo com muita pompa. A bandeira da Inglaterra estava hasteada acima do Palácio, o que significa que a rainha estava lá.

De lá seguimos para o Big Ben, fazer uma parada pra comer um lanchinho.O bom é que em qualquer mercado era possível achar lanches vegans, chocolates, e isso facilitou muito! Ficamos comendo ali perto do mercado Tesco, e conhecemos uma moça do Taiwan, chamada Christy, que me me pediu pra bater uma foto dela junto ao Big Ben...Uma moça super simpática, que tinha ido pra lá por questões de estudo, e estava indo embora naquele mesmo dia...foi legal conhecê-la!
Fomos andar pelo Parlamento, bonito e todo cheio de seguranças, fomos pra Abadia de Westminster, mas resolvemos não entrar lá no dia, resolvemos ir pra Torre de Londres, aí fomos pegar metrô.

A impressionante Torre de Londres

Este foi um passeio que achei espetacular, pela história toda que existe lá. O lugar, inicialmente construído em 1078, já foi uma fortaleza, moradia real, lugar de tortura, presídio ( o rei Henry VIII mandou a rainha Ana Bolena para ser prisioneira em uma das torres; Thomas Moore, escritor de Utopia, também foi um prisioneiro e decapitado lá).
Os guardas da Torre, chamados Beefeaters, fazem um passeio guiado, contando várias histórias do lugar: como o fato de que, a rainha Ana Bolena, ao ser decapitada, continuou mexendo a boca e olhando para o público presente por uns breves segundos, segundo relatos; que se os corvos presentes na Torre ( existem uns 7 corvos perambulando por lá) abandonarem a Torre, a lenda diz que o império ruirá. O Beefeater que foi nosso guia foi engraçado e divertido, tiramos fotos com ele, perguntou nossa nacionalidade, ao falarmos que éramos do Brasil, ele falou "oh! nice and warmer!" Fomos ver a exposição de jóias da coroa, um monte de coroas, espadas e utensílios de vários reis, e visitar algumas torres. A torre reservada aos prisioneiros contém inscrições na parede, como " Jesus, me dê forças", "Estou entre escorpiões e baratas, não aguento mais" ( as frases eram mais ou menos assim), e isso foi bem impactante...Ao sairmos da Torre, fomos pra Tower Bridge, que é uma ponte muito linda!
Depois de enfrentarmos uma ventania absurda ao atravessar a ponte, pegamos um ônibus, passamos por Waterloo, Covent Garden e voltamos andando. De noite choveu, passei uns apuros com meu guarda-chuva (também made in china! como o cadeado rs) e fomos jantar no Subway.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário